sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

José

Dizem que tudo na vida é um grande aprendizado e que todos os dias podem trazer novas lições. Até naquelas noites em que você exagera na bebida, que passa vexame e que, pela primeira vez em vinte e sete aninhos, alguém tem que se encarregar de te levar para casa.

Mesmo aí dá para aprender alguma coisa. Não, não é "nunca mais vou beber desse jeito". Ok, isso também. Mas a grande verdade que eu descobri nessa noite é que, se você está insistindo em abrir uma porta que não cede de maneira alguma, ou você tem a chave errada, ou você está na porta errada. Nesta situação é preciso rever os parâmetros e efetuar uma mudança que não será necessariamente da menor coisa, ou da que dá menos trabalho a ser alterada.

Às vezes o que está errado é aquilo que está bem na nossa frente, que parece impossível, por ser tão familiar e porque o tomamos como óbvio, certo e garantido. Mas basta dar um passo atrás e olhar com atenção para descobrir que, durante todo esse tempo, segurávamos a chave certa no lugar errado.



Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
[...]
José, e agora?

Sem comentários: