terça-feira, 23 de outubro de 2012

João


- Oi, eu queria cortar o cabelo.
- Sim, por aqui. Já sabe como quer cortar?
- Joãozinho.

Silêncio. Ela me olha incrédula. Olha em volta para as colegas que também permanecem boquiabertas. Ela quer dizer muita coisa, quer me convencer do contrário e me mandar fazer dois anos de terapia, mas só consegue balbuciar:

- Tem... Tem... Certeza?
- Sim.

E foi com essa palavra que eu selei meu destino.

Mas ok, certeza, assim certeza, daquelas absolutas, eu não tinha. Passei uma hora dentro do ônibus decidindo que iria transformar o meu Channel em Natalie Portman e tomando coragem para isso.

Daí a urgência. Eu sabia que teria que saltar do ônibus e procurar imediatamente um cabeleireiro. Se deixasse para depois, perderia aquele fiozinho de determinação. It's now or never, como diria o Rei.

O resto do salão aguardava apreensivo o resultado. Ela começou. Pegou a tesoura com pesar e aparou minhas madeixas.

- Está bom?
- Mais curto, por favor.

Ela deu um suspiro de resignação. Corta daqui, apara dali, repica. Voilá.

- Está bom?
- Está.

Mas não estava. Com cabelo molhado e aquela capa de cabeleireiro em volta do pescoço eu estava xingando a Emma Watson de todos os nomes por parecer tão bonitinha com aquele cabelo, enganando jovens adultas como eu.

Olhei para o meu cabelo no chão. Pensei em guardar para reimplantação mas a assistente varreu tudo. Droga. Vou ter mesmo que esperar crescer.

Ela tira o manto preto, seca meu cabelo, passa cera e ajeita a franja. Meio desanimada, me olho novamente no espelho. Me surpreendo. Gosto muito do que me olha de volta.

Sorrio. Por ter tido coragem de mudar. E a coragem me foi devidamente recompensada:




"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades."

1 comentário:

littlemarininha disse...

Tem certas mudanças que valem a pena, principalmente quando não são definitivas. Vira e mexe mudo meu corte de cabelo e nunca me arrependo. Parece que quando a gente sai do cabeleireiro, o mundo todo fica diferente tbm.
Gostei do corte ;)