sábado, 24 de setembro de 2016

10 coisas que eu quero que minha filha saiba sobre se exercitar.


Então me perguntaram se essa corrida toda faz parte de um "projeto verão". Claro que é legal ter um "corpo de praia" e caber "naquele" vestido. Mas não é o meu foco. A verdade é que faz parte de um projeto Cecília.

O pequeno cérebro da minha filha procura o significado do mundo a cada segundo. E quando se trata de exercício, eu quero que ela cresça vendo-o como uma alegria... Como uma oportunidade, não uma obrigação. Eu quero que ela faça por prazer, não para caber em um vestido, nem só para ter um corpo de praia.

Acredito que a principal forma de ensinar é pelo exemplo e eu quero que ela cresça sabendo que:

1. Força é igual a auto-suficiência. Ser forte - especialmente sendo mulher - é parte essencial desse tal de "empoderamento". Ela vai se sentir bem se um dia for capaz de transportar a sua própria bagagem escada abaixo, se a escada rolante do aeroporto estiver quebrada. E também pode ser importante para ter uma chance real de escapar de um estranho na rua.

2. Exercitar-se abre portas. Estar em forma e saudável pode ajudar você a ver o mundo de forma diferente. O planeta parece diferente de uma bicicleta ou do topo de uma montanha. Os sons, os cheiros... Uma experiência diferente do que estar num carro.

3. A academia é o novo campo de golfe. Estar em forma pode ajudá-la a obter um assento à mesa. O networking não está mais restrito ao campo de golfe e quanto mais forte você é - e quanto mais pessoas você conseguir acompanhar na estrada ou numa trilha - mais pessoas você vai conhecer.

4. O exercício é um estilo de vida, não um ato isolado. Ser uma pessoa ativa não é fazer uma aula três vezes por semana na academia. Trata-se de coisas como ir de bicicleta ao supermercado ou se juntar com os amigos para uma caminhada ao invés de uma mesa de bar.

5. Saúde atrai saúde. Comportamento saudável inspira outros comportamentos saudáveis. Exercício. Alimentação saudável. Bons hábitos de sono. Relações positivas. Essas coisas estão todas relacionadas.

6. Endorfinas ajudam a lidar com os problemas. Uma boa dose de suor alivia o stress. Vai ter dias em que nada parece dar certo ... Quando você está louco com a frustração, um treino muitas vezes ajuda a ter uma nova perspectiva sobre os problemas.

7. Exercício é uma porta para o sucesso. A disciplina necessária para se exercitar de forma regular é um sinal de trabalho duro. Alguém me disse há pouco tempo que gestores de RH são muito mais propensos a contratar corredores de maratona e alpinistas por causa do nível de comprometimento necessário para essas atividades.

8. Se você se sente bonita, você está bonita. A beleza começa no interior. E estar em forma e forte dá aquela injeção extra de auto-estima e ajuda a se sentir bonita.

9. Auto-confiança te empurra para frente. Quando você percebe as coisas que o seu corpo é capaz de fazer, quando você sente os pulmões ardendo mas busca forças para continuar, isso muda você. Você não se contenta mais em viver acomodada num relacionamento que não te faz bem, num emprego que não te satisfaz, com amizades que não te inspiram a ser melhor.

10. A vida é feita de experiências. Eu não vou falar para a minha filha sobre o corpo de praia. Eu vou falar para ela sobre a satisfação de correr meus primeiros 5 quilômetros. Sobre como é lindo lá no topo da Pedra da Gávea. Sobre aquele dia que eu andei do Jóquei à Lapa, passando pelo Corcovado e terminando num bloco de Carnaval. Sobre como foi completar a Bravus, coisa que muita gente acha uma loucura. Vou conversar com ela sobre persistência e auto-suficiência. Vou ensinar-lhe a alegria de se exercitar, mostrando a ela que isso é verdadeiramente legal.

O resto... bem, O resto é com ela.

Sem comentários: