sábado, 31 de outubro de 2009

Que país é este?

Vocês sabem o que quer dizer hipocrisia?

De acordo com o dicionário, hipocrisia é o fingimento de bondade de ideias (agora sem o acento, pessoal) ou de opiniões apreciáveis.

Hipocrisia é criticar um vestido curto, num país que idolatra isso:



Mas também, o que se pode esperar de um país onde o biquíni é minúsculo mas top less é proibido? Quer dizer, menos no Carnaval, onde as mulatas são encorajadas a botar tudo de fora. Ah, não, espera! Isso é bonito, é cultura, é folclore, é típico.

Aí pode, né? Porque chama turista e isso faz bem para o povo. Turistas geram receitas que depois são convertidas em serviço público (teoricamente, claro). Receitas que são usadas na construção de hospitais, campos de futebol para a Copa do Mundo e universidades. Sim, universidades. Um local onde as pessoas têm uma educação superior. Onde florescem ideias para movimentos sociais importante com os cara-pintada, movimentos contra a ditadura e de motins a vestidos curtos.

O quê? Isso não era para dizer? Desculpa. Mas acho que só essa palavra pode resumir o acontecimento da Uniban. O vestido era curto? Talvez. Era inadequado para um ambiente universitário? Sim. Eu usaria? Não. Ela foi vestida assim para provocar algum professor? Não faço a mais pálida ideia.

Mas e daí? Desde quando isso dá o direito de encurralar uma garota numa sala de aula e chamá-la de vagabunda? O que faz essa mulher diferente das milhares que andam pela rua de shortinho enfiado na preferência nacional? Eu aprendi na escola que isso se chama "prenconceito".

Foi ofensivo, vergonhoso. Violência gratuita. Um acto de selvajaria que me lembrou aquelas cenas de Inquisição que a gente tanto ouviu falar. Aquelas onde há uma multidão ensandecida, empunhando tochas atrás de uma suposta bruxa.

Contudo, parece que não aprendemos nada com a história. Porque até por isto a Igreja já tentou se redimir. E nós, Brasil?

PS: Para quem não sabe do que se trata, veja aqui.

4 comentários:

Kel Alves disse...

Concordo com cada vírgula do q dizes. "Que país (mais duas caras) é esse?" É vergonhoso...

Tyler Bazz disse...

Só concordo.

By Mari Molina disse...

Lindo texto Analu. Sabes o quanto sou tua fã. Vale lembrar que, infelizmente, esse é o pensamento de alguns... espero que bem poucos. Não e´o pensamento de uma nação. Como brasileira (assim como tu) estou indignadíssima, também, com o que se passou. Lamentável!

Tati disse...

ABSURDO MESMO!
E infelizmente a hipocrisia não começa (nem termina) por aqui...