sábado, 8 de março de 2008

Dia da mulher

Existirá data comemorativa mais polêmica que o dia da mulher?! Creio que vocês saberão o porquê do dia 8 de março. Sim, refiro-me às operárias fabris que foram queimadas vivas em consequência de um protesto por melhores condições de trabalho.

Inicialmente a data não foi instituída com o objectivo de comemorar, mas sim de debater e conscientizar o mundo para a igualdade entre sexos. Claro que a cultura ocidental desvirtuou o debate e tornou essa data em mais uma desculpa para vender flores e chocolates.

E por isso as opiniões dividem-se tanto. E não faltam as vozes daquele(a)s que se sentem ultrajado(a)s por haver um único dia para a mulher e encaram isso como uma forma de preconceito. Tá. Numa primeira abordagem até parece fazer sentido. Mas... Peraí! Nós também temos um dia da mãe, um dia do pai, dia da criança e dia dos avós. Então, e tendo em conta o background histórico, qual é o problema de haver um dia da mulher? É verdade que nós temos que ser celebradas todos os dias mas o que há de errado em haver uma data específica em que se pense nisso?

Sabem, na cultura ocidental a paridade entre homens e mulheres é um ponto assente. E é impensável dizer-se que as mulheres são inferiores. Por isso pode parecer preconceito haver um dia especial para nós. É mais ou menos como a questão das quotas nas universidades.

Mas não podemos esquecer da questão de fundo. É que essa igualdade que eu tenho aqui em Lisboa não é sentida em todos os lugares do nosso querido planeta azul. E, é por essas desigualdes de fundo que espero que entendam que o dia 8 de março não tem a ver com tarefas domésticas e estereotipos sociais. O buraco é mais embaixo.

Mutilação genital, burka, bebês do sexo feminino deixados ao abandono, violência doméstica, condenação à morte por apedrejamento, tráfico de mulheres, entre outras atrocidades... Isso diz-vos alguma coisa?

Por isso, deixo aqui os meus parabéns para essas mulheres que, não tendo a sorte que muitas de nós tiveram, precisam lutar todos os dias só para serem mulheres.

12 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo texto!

Concordo com vc, o dia das mulheres acaba se tornando uma festa consumista, o que não é diferente de outras festas como: natal, páscoa



Visite-me

http://recantodeyeda.blogspot.com/

Anónimo disse...

Qualquer data comemorativa virou um data consumista, a quantidade de flores que era possivel ver na rua, acho que vale é comemorar de forma autentica, porque nao é um dia so que vale e sim todos

Raphael disse...

Todo o propósito final da vida humana é a mulher.

Pra quê o homem quer trabalhar?
Pra quê ficar rico?
Pra quê se arrumar, ficar bonito e cheiroso, é pra outro homem?

Não, é para agradar a mulher, sem a qual a vida seria nada.

Abraço e comenta no meu blog de vez em quando.

Vince Vinnus disse...

ótimo Texto, concordo que é um tema profundo, e muitas vezes é tratado na superficie.
Mas em todo caso

Feliz dia das mulheres (que no caso foi ontem)

bjs

Guilherme da Silva Lopes Fabris disse...

Viva as mulheres


elas merecem tudo de bom!

viva :D

Gustavo J. Barreto disse...

isso não acontece só no dia d mulher não, natal, páscoa e outros são tratados da mesma forma, só existem pra render uma graninha. Mas, enfim, o propósito do dia da mulher devia ser mantido. Bjux

Aqui Tem Tudo disse...

Retribuindo a visita..
Obrigado pelo comentario,visite sempre q puder!

Seu Texto esta d+ Parabens!Nao só o texto como o blog tbm.

Parabéns pelo seu dia!

bjaoo

Descharth disse...

Verdade Ana,
o dia internacional da mulher é na verdade o dia da concientização feminina, serve e deveria servir para lembrar que a mulher não deve ser discriminada, não é inferior e menos ainda não é o "sexo Frágil" Mas a habilidade Humana para distorcer as coisas fizeram desse dia de concientização, um dia não só comercial mas também um dia em que tornam a mulher uma tadinha que tem que ser homenageada.
Mas a culpa é delas mesmos, que recebem de bom grado as flores que lhe dão.

Quando na verdade deveriam fazer igual a piada canção.

- Receba essas flores que te dou....

- Enfia no %$#$@$# pois já murchou....

Anónimo disse...

mulher é um ser divino mesmo...

e tudo q é divino causa polemica...

ja penso homens de tpm.. rsrsrs

Olly disse...

Aninha, adorei! ta certissima... tava com saudades... Muitas vezes nao comeno, mas to sempre lendo..
parabens pra vc viu?
beijao,
Olly

MH disse...

Acho que o problema nem é ter ou não um dia da mulher. Acho que o problema é como elas são tratadas em alguns lugares do mundo, e mesmo aqui no Brasil. As mulheres devem sim ser tratadas com igualdade, mas (sem machismo nem "pieguismo")) devemos ter um cuidado especial com elas.
Essa imagem do seu post é fantastica. Trabalho com propaganda e juro que queria ter feito esse anuncio. fantastico. E viva as mulheres.

MH disse...

Tem preminho pra voce no meu blog.