domingo, 26 de outubro de 2008

Frango com cerveja for dummies

Eu não sou propriamente conhecida pelos meus dotes culinários. Tirando o meu arroz de microndas que sai sempre soltinho e numa boa consistência, não há nenhum prato que seja a minha especialidade.

Aliás, a minha comida sempre foi do estilo roleta russa. Pode ficar uma delícia, bem como pode ficar uma gororoba intragável. E as minhas visitas sabem disso. Daí que antes de provar um prato feito por mim há sempre aquele silêncio e um clima de suspense Hitchcockiano no ar.

Ontem não foi excepção. Resolvi experimentar uma receita recomendada por uma amiga e, para bem de todos e felicidade geral da nação, ficou divino! Por isso, como eu sou legal, deixo aqui a receitinha que é fácil e gostosa e dá para impressionar o bofescândalo.


Então é assim: Na véspera você pega uma vasilha grande e joga um pacotinho daquelas sopas de cebola em pó, um pacotinho de creme de leite, um pouco de alho moído, oréganos ou ervas aromáticas e uma cerveja (eu usei daquelas garrafinhas menores de 25cl). Mistura tudo até fazer uma papa. Aí joga uns pedaços de frango. Eu usei só coxas, mas acho que com outras partes também deve dar certo. Tape a vasilha com um pano e ponha na geladeira.

No dia do jantar ponha um pouco de azeite numa panela até cobrir o fundo, alho picado, um pouquinho de polpa de tomate, uma cebola picada e um pimentão picado (eu prefiro o pimentão vermelho). Se você não tem facas Ginsu e não consegue cortar a cebola bem miudinha, não se preocupe! Pode picar umas lascas grossas mesmo. Dá um ar rústico ao prato. Depois frita isso tudo, sem deixar de mexer que é para não grudar no fundo da panela. A isso chama-se refogado.

Quando o refogado estiver com aquele cheirinho de comida da vovó, jogue o frango junto com aquele molho todo na panela. Ponha um pouco de sal e mais um pouquinho de cerveja, mais ou menos meia garrafa.

Pegue no resto da cerveja e tome sentada no sofá enquanto espera a bagaça cozinhar. Demora mais ou menos um episódio do CSI. Durante os comerciais vá a cozinha conferir que a panela não explodiu e mexa um pouco. Quando acabar o capítulo, voilà, a comida estará pronta.


Imagem meramente ilustrativa. A dona do Blog não se responsabiliza se o frango de vocês não ficar com essa cara.


Se ficar gostoso, sirva com arroz branco e salada. Acompanhe com vinho tinto ou rosé e corra para o abraço.

3 comentários:

Unknown disse...

gostei no pormenor "Demora mais ou menos um episódio do CSI" :D

MaxReinert disse...

Tipo: eu não vejo CSI... qualquer outra série tá valendo? Vai dar diferença no sabor do prato?

hihi

By Mari Molina disse...

Muito bom quando uma receita dá certo e faz sucesso. Parabéns!
Eu também fiquei muito feliz com o salmão que preparei para o almoço de domingo. Delicioso!
Beijos