terça-feira, 14 de agosto de 2007

Permita-se

Hoje fiquei triste. Amanhã explico. Da tristeza resultou esse texto.

Passamos a vida toda nos preparando para não ceder em momentos de pressão. Quem nunca ouviu: seja forte! Chorar não vale a pena! Não adianta se desesperar... Entre outras frases de "encorajamento" deste gênero?

Mas a verdade é que ser forte é difícil. Apesar de necessário, não é tarefa fácil. Diante de uma situação stressante é complicado não perder a cabeça nem por um momento, não chorar, aguentar a barra com calma e tranquilidade.

Eu acho que todo mundo deve se permitir um pequeno momento de desespero. Não leva a nada, eu sei. Mas pelo menos alivia. Quando alguma coisa tiver corrido mal, pare. Não seja forte. Permita-se um momento de desespero. Chore, xingue a mãe de quem for necessário, role no chão se isso te fizer sentir melhor. Grite, brade aos céus: "Por quê eu??!!".

Permita-se. Deixe a loucura invadir você e toldar os seus pensamentos. Só depois que você achar que não tem solução é que você vai encontrar o caminho. Porque ele existe. Só para a morte não há remédio. Todo o resto pode ser consertado. Está certo, você não vai melhorar a sua situação chorando que nem um bebê. Mas essa descarga de emoções não é necessariamente má.

Se você tentar ser forte, você vai ficar procurando a solução ao mesmo tempo que combate o bichinho do medo que está dentro de você. Por isso, solte esse bichinho. Deixe as angústias tomarem conta de você. Por um momento, não eternamente. Marque um tempo no relógio se isso te fizer sentir mais confortável. Mas, acima de tudo, dê um tempo ao seu desespero.

E, depois de ter despejado todas as mágoas, aí sim concentre-se na solução do seu problema. Experimenta! Vai ver que é muito mais simples encontrar uma resposta depois de ter aliviado as frustrações, do que enquanto luta para fingir que está tudo bem. O pensamento fica mais focado e nenhuma ideia parece absurda, porque você já se desesperou achando que não havia maneira de remediar.

Permita-se ser frágil num mundo em que esperam que você supere todos os obstáculos. As lágrimas não são o sintoma do fracasso. Elas são o primeiro passo para o sucesso.

Permita-se.

4 comentários:

Floradas de amor disse...

Escrevi isso em um texto, e acredito:
"Não tenha medo de demonstrar suas fraquezas, porque a partir do
momento que começa a enfrentá-las você se fortalece"

~Ana Brunini

Boas vibrações sempre!!!

Anónimo disse...

Massa o texto! Parabens,bjos

Richard Ernest disse...

Cheguei até aqui por uma dessas comunidades do orkut e adorei o teu post.
Ele me lembra algo que a minha terapeuta me falou: que eu sou muito racional. E faço isso por medo de sentir coisas e essa atitude faz com que eu seja menos eu. Eu poderia ser uma pessoa melhor, sem crises, se eu me permitisse chorar, sorrir, fracassar... não há nada de errado nisso.
Bj

marisa disse...

Amei seu blog !!!
Adoro ler coisa que me fazem pensar ou que me identifico com elas ou até discorde.
ler me faz crescer!!!
Obrigado por me fazer momentos tão legais.
Fica na Paz... Fica com Deus...